Integração é a palavra-chave no retrofit deste apartamento no Champagnat

A integração dos ambientes sociais, com o uso de cores claras, numa mescla dos estilos clássico e contemporâneo, foi o pedido do casal sem filhos, para o apartamento de 200m², no champagnat, em Curitiba.

Bem ampla, a sala de estar convida a bons momentos, com o sofá de linhas retas e confortáveis e a chaise marron. Espaço ideal para receber os amigos, algo que o casal adora fazer. Entre o jantar e o estar, e totalmente repaginada – substituindo uma antiga e pequena, em metal – a lareira revestida em Travertino Nanova Bruto traz classe e calor a todo o ambiente, além de bem aproveitar um “canto” da parede. “Para contrabalançar com a pedra da lareira, procurei usar bastante madeira”, explica o arquiteto MARCELO CALIXTO, responsável pela transformação. “Retiramos todo o piso laminado anterior e substituímos por um ecopiso em guajuvira.” que pode ser encontrado na Formighieri Madeiras.

No espaço próximo á lareira, acompanhando o sofá e a chaise, o acabamento é feito com o tapete de lã em duas alturas e com a mesa de centro, em espelho bronze. Vale destacar o efeito proporcionado pelo projeto luminotécnico muito bem elaborado. A iluminação pontual contorna o espaço destacando formas, cores e texturas.

“Peguei o apartamento vazio para trabalhar e isso me proporcionou pensar em várias possibilidades para cada espaço”, comenta o arquiteto. “Como o cliente queria integração e uma mescla de clássico e contemporâneo busquei móveis com muita madeira e vidro e texturas agradáveis. Isso passa pela pedra e pela madeira, pelo tapete em lã e pela própria escolha das cores, claras, porém aconchegantes.”

“Anteriormente, a parede laranja tentou dar este efeito de acolhimento, quebrando o branco, mas o resultado não ficou elegante”, comenta. “A troca para o marrom veio com a escolha do piso e da embuia e, principalmente, com a substituição do antigo laminado, que também puxava para o laranja.” E se a idéia de Calixto foi usar e abusar da madeira, para contrabalançar a pedra, um dos grandes destaques é mesmo a parede revestida em lâmina natural de embuia que percorre os dois ambientes: estar e jantar, de ponta a ponta. É ela quem esconde as portas de acesso que levam às áreas íntimas da casa. Da mesma madeira nobre, um móvel mais baixo abriga os acessórios da sala de estar e TV, como DVDs e CDs.

“Foi um projeto interessante porque alterou completamente a identidade do ambiente”, ressalta. “A antiga lareira em metal, foi retirada; o piso totalmente trocado e as janelas – feias e de alumínio, ganharam vida com as persianas. Outro ‘ganho’ veio com a iluminação embutida, valorizando objetos e obras de arte”.

Para abrigar confortavelmente oito pessoas, a mesa de jantar tem a base em madeira e vidro engastado. Composta com o balcão de apoio em madeira laqueada (Momentum&Design) fecha a integração social, estar e jantar. Nos mesmos tons claros predominantes em toda a decoração, ganha destaque com detalhes como o centro de mesa em vidro colorido.

“A base de todo o projeto é neutra, bege, inclusive as paredes, que são off-white, exceção feita à parede da sala de jantar, pintada em marrom escuro”, explica Calixto. “Os quadros assinados por Edilson Viriato e os objetos coloridos servem para quebrar a neutralidade e alegrar o ambiente”.

Da mesa de jantar (à direita, acima), a visão que se tem é a de uma porta camarão branca, inexistente no projeto original e uma solução bem elaborada para o retrofit. É ela quem separa as salas da área da churrasqueira que, quando em desuso, pode ficar isolada. Ao embutir uma porta, o painel de embuia também trouxe mais classe à sala, valorizando toda a decoração e a própria linha de integração dos ambientes. Da mesma forma, funciona o efeito da porta camarão, mostrando sem mostrar.